ensinando seu cao a sentar
ensinando seu cao a sentar
Como Ensinar Seu Cachorro a Sentar
Elogie o Comportamento Natural do CãoO Truque do PetiscoA Conduta Física
Criado por Sabrina L. Furtado
Aprender a sentar sob seu comando é um dos comportamentos mais simples que podem ser ensinados ao cão, sendo que normalmente é o truque inicial dele. Diferentes métodos funcionam melhor para filhotes e cães mais velhos. Aprenda a ensinar seu cão a sentar elogiando seu comportamento natural, empregando o truque clássico dos petiscos ou usando conduta física.
editarMétodo 1 de 3: Elogie o Comportamento Natural do Cão
-
1Trabalhe com seu cão em um ambiente confortável. É melhor começar a treinar o cão no lar com distrações limitadas. Trabalhe com ele dentro ou fora de casa, com seu cachorro solto. O cão deve estar livre para se comportar naturalmente. [1]
- Caso esteja treinando o cão no exterior do lar, certifique-se de estar numa área seguramente cercada. Um animal de passagem poderia elevar os ânimos de seu cão, negando-lhe o momento de treinamento.
- Permita que outras pessoas na casa saibam que você treinará o cão – assim, elas evitarão escutar música alta ou fazer algo distrativo que poderia interferir na aula.
-
2Fique com seu cão até ele sentar. Visto que esse método se concentra no comportamento natural do animal, espere ele se sentar sozinho, evitando usar algum método para fazê-lo agir. .
-
3Diga “Senta!” imediatamente e recompense o cão. Faça isso no momento em que o traseiro do cão atingir o solo. Fale claramente e em um tom amigável. Recompense o cão ao acariciá-lo na cabeça enquanto diz “bom garoto”. Você também pode dar-lhe um pequeno petisco.
- Evite gritar usando uma voz autoritária com o cão. Cães não respondem bem a reforços negativos.
- Petiscos, nozes com casca, pedaços de presunto e de bacon são recompensas boas que podem ser usadas para treinar o cão.
-
4Repita o exercício sempre que possível. Para que seu cão aprenda a associar o ato de sentar com a palavra “senta”, você terá de praticar regularmente. Tente permanecer perto de seu cachorro por meia hora/uma hora usando a técnica acima para treiná-lo sempre que ele sentar.
-
5Agora, pratique dizer “senta” quando seu cachorro estiver de pé. Você terá ensinado a ele o sentido da palavra – sendo que, agora, o cão se sentará ao ouvir o pedido. Quando ele seguir suas instruções, recompense-o imediatamente. Continue praticando até que ele consiga sentar sob seu comando sem a necessidade de uma recompensa.
editarMétodo 2 de 3: O Truque do Petisco
-
1Fique em frente ao cão. Você quer que seu cachorro fique completamente focado em você, numa posição em que ele possa vê-lo e escutá-lo claramente. Fique em frente ao cão para que ele possa encará-lo.
-
2Mostre um petisco ao seu cão. Segure o petisco em suas mãos e coloque-o perto do nariz do cão. Ele ficará muito curioso para saber como obter a recompensa de sua mão. Ele deve estar completamente concentrado em você. [2]
-
3Mova a recompensa do nariz do cão para a nuca dele. Ele seguirá o petisco com o nariz, olhando para cima e, no processo, colocando o traseiro no chão.
- Certifique-se de que o cão não consiga arrancar o alimento de sua mão. Você pode segurá-la de punhos fechados se necessário.
- Você precisará segurar a recompensa perto da cabeça do cão para que ele não tente pular para obtê-la. Mantenha-a baixa o suficiente para que ele se sente.
-
4Diga “Senta” quando o traseiro do cão atingir o solo.
-
5Recompense-o com o petisco assim que ele sentar.
-
6Elogie abundantemente seu cão e dê-lhe um petisco por qualquer movimento que pareça uma posição sentada.
-
7Faça seu cão voltar a se levantar usando as palavras “deu” ou “livre”.
-
8Repita o truque por 10 minutos. Após um tempo, ele pode ficar entediado – nesse momento, faça uma pausa e volte a treinar no dia seguinte. Continue trabalhando no truque até que seu cão consiga sentar sem a necessidade de um petisco.[3]
editarMétodo 3 de 3: A Conduta Física
-
1Coloque seu cão na coleira. Este método é bom para cães um pouco mais velhos e rabugentos. Você precisa que o animal fique em um lugar específico para o treinamento; portanto, use uma coleira para mantê-lo por perto. [4]
- Segure firme a coleira para que o cão permaneça próximo; só não a aperte ao ponto de causar-lhe desconforto.
- Se você prefere não trabalhar com a coleira, ainda é possível usar este método para treinar o cão. O importante é que ele permaneça ao seu lado.
-
2Fique próximo ao cão e empurre gentilmente os quadris dele. Ajude-o a cair da posição em pé para a sentada ao aplicar uma leve pressão nos quadris dele. Ele pode se sentir confuso no início; porém, após um momento, ele entenderá suas intenções e sentará.
- Não force seu cão a sentar. Empurrar com muita força poderia assustá-lo ou machucá-lo.
- Jamais bata no animal ou o espanque. Você não o ensinará a sentar desse jeito; apenas o ensinará a temê-lo.
-
3Diga “senta” quando o traseiro dele tocar o chão. Mantenha sua mão no lugar para que ele associe a posição sentada ao seu comando. Não remova sua mão por 30 segundos; repita “senta” mais algumas vezes.
-
4Remova a mão e recompense o animal. Diga “senta” novamente e, se ele permanecer no lugar, dê-lhe um petisco. Assim que ele se levantar, repita o processo para que o cão associe o ato de sentar ao seu comando.
-
5Pratique dizer “senta” quando seu cachorro estiver em pé. Com um animal especialmente enérgico, o processo pode demorar algumas semanas. Recompense-o sempre que ele sentar ao seu comando. Continue guiando-o até o chão com a mão enquanto for necessário – eventualmente, ele aprenderá a sentar sem sua conduta.
-
6Terminado. Anúncio
Dicas
- Sempre que puder, permita que outras pessoas da casa façam o cão sentar.
- Elogie seu cão sempre que ele atender ao comando corretamente.
- Se seu cão não estiver entendendo os comandos, pare um pouco. Pare antes de ambos se frustrarem e tente novamente amanhã.
- Esse é um truque que nem todos os animais aprendem rapidamente. Você pode ter de praticar diariamente até ele aprender, continuando o processo até ele memorizá-lo.